• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Importações de commodities pela China devem subir em dezembro


Quarta-feira, 9 de janeiro de 2013 - 08h30

As importações chinesas de petróleo, minério de ferro e soja devem subir em dezembro na medida em que a economia cresce e os compradores começam a estocagem para 2013.


A China, maior consumidor mundial da maior parte das commodities, deve divulgar seus dados comerciais de novembro nesta quinta-feira (10/1).


Uma recuperação na atividade manufatureira no mês passado para seu nível mais forte desde maio de 2011 acrescentou sinais de que a segunda maior economia global está se recuperando após diminuir o ritmo por sete trimestres consecutivos, e isso aumentou o interesse por uma série de commodities.


As entregas de petróleo devem subir com um aumento das capacidades de refino, enquanto as importações de minério de ferro podem ter aumentado devido a uma alta recorde com as siderúrgicas se preparando para um incremento da demanda e uma queda dos estoques no início do novo ano.


"Nós estamos bastante confiantes sobre a recuperação econômica da China e nós acreditamos que a demanda melhorou bastante desde o terceiro trimestre", disse Henry Liu, analista sênior da Mirae Asset Securities, em Hong Kong.


"A China está comprando muito mais minério de ferro no momento, mas depende do que está disponível no mercado, todos estão desesperadamente buscando fontes", ele disse.


A chegada de carregamentos de soja atrasados devem elevar as importações para mais de 30% em comparação com novembro. Com a queda dos preços em Chicago, as margens de esmagamento se tornaram positivos antes da temporada de maior demanda antes do Novo Ano lunar chinês que começa em fevereiro.


No geral, o comércio deve se recuperar ligeiramente em dezembro, com as exportações provavelmente subindo 4% em comparação com um ano atrás, uma alta ante os 2,9% em novembro, e as importações devem subir 3% após permanecerem estáveis no mês anterior.


Fonte: Folha de São Paulo. Pela Redação. 8 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja